Meu condomínio precisa de uma auditoria?

Quando se trata de administrar recursos financeiros dentro de um condomínio às assembleias ordinárias ou extraordinárias viram verdadeiros campos minados que a qualquer tópico sobre prestação de contas, orçamentos, pagamentos e demais assuntos referente a capital vira uma bomba que pode explodir em casos de dúvidas ou desconfiança.

Segundo Sérgio Craveiro em seu livro o síndico profissional primeira edição, existem despesas variáveis e fixas de um condomínio que podem sofrer alterações ao longo do caminho, como por exemplo, água, luz, gás, funcionários, telefone sofrem a chamada variação, todo mês é um valor diferente e as despesas fixas são aquelas onde o valor apurado pelo sindico no momento da cotação para a realização de algum serviço será informado aos condôminos na Assembleia.

E pensando no bem coletivo e em uma gestão transparente que condôminos ou síndicos solicitam o trabalho de uma empresa de auditoria garantindo que as informações prestadas estão refletindo com a realidade.

Conforme artigo do jornal do sindico essa é uma iniciativa que assegura um respaldo técnico, imparcial e especializado com relatórios que minimizam os riscos financeiros. Pois no inicio do ano ou em caso de mudança de sindico ou continuação do mandato é recomendado à realização de uma auditoria fiscal, que pode ser preventiva ou emergencial.

E quem ganha com isso? Todos! Condôminos, síndico, administradora, funcionários, prestadores de serviço. É ter acesso às despesas como pagante delas de maneira eficiente, é ter um profissional que vai indicar o caminho sem gerar catástrofes ao longo do percurso, é saber que falhas financeiras serão apontadas e corrigidas.

Fontes Consultadas: http://www.jornaldosindico.com.br/saopaulo/artigo/auditoria-a-prova-dos-nove-nas-contas-do-condominio/

 Sergio Craveiro, especialista em formação de profissionais para o mercado de trabalho em condomínios.  Autor do livro: O sindico profissional – Novos rumos para a gestão de condomínios no Brasil. Edição 1, previsão orçamentária p. 99 )

green-ink This entry was posted in. Administração Meu condomínio precisa de uma auditoria?.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*