Meu vizinho barulhento.

O salto, criança correndo, cachorro latindo, som alto da TV, música tocando, pressão da válvula de descarga, máquina de lavar, festa que ultrapassa o horário permitido, objetos arremessados ao chão, vizinho que fala alto é um série de situações que envolvem condomínios com relação a barulho.

O código civil no “Art. 1.336. São deveres do condômino: (…)IV – dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes".

Cada condomínio tem autonomia para definir na convenção e no regulamento interno as atitudes proibidas e os valores das multas para quem descumprir as regras, o condômino a princípio recebe uma advertência que serve para alertar que cometeu uma infração e em seguida se o comportamento continuar , a multa que pode chegar a dez vezes o valor do condomínio. O morador pode se defender em assembleia depois de receber a multa, prevalecendo o que a maioria dos presentes decidir ou com uma ação na justiça alegando que não cometeu a infração.

É preciso bom senso de todos, segundo a Folha de São Paulo alguns moradores não percebem que estão causando incômodo ao vizinho. Sendo que alguns edifícios são construídos sem nenhum cuidado em relação a isolamento acústico.

Para evitar problemas, possíveis brigas e ações judiciais é necessário informar de maneira educada o vizinho o que está acontecendo, verificar dentro do regime interno do condomínio o horário aceitável para barulho que na maioria dos imóveis é das 08hs as 22hs, levantar questões em assembleia como a criação de regras internas quanto ao uso de eletrodomésticos, furadeiras, montagem de móveis antes das 07hs e depois das 22hs e informar ao sindico e a administradora para que juntos possam tentar resolver.

condominio

Fonte consultada: https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/morar/2018/05/1969955-barulho-e-a-queixa-mais-comum-em-condominios-de-sao-paulo.shtml
green-ink This entry was posted in. Administração Meu vizinho barulhento..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*